Seja você um criador de conteúdo ou um empresário, viralizar no Facebook pode mudar o jogo. Com mais de 3 bilhões de usuários ativos mensais, é ridiculamente lucrativo para marcas e indivíduos terem seu conteúdo visto e compartilhado por milhões de pessoas.
No entanto, viralizar não é uma tarefa fácil de se conseguir. Com constantes mudanças de algoritmo e competição acirrada, sua postagem no Facebook precisa estar no ponto para se destacar. Neste artigo, compartilharemos 18 estratégias sobre como viralizar no Facebook.
O que é considerado viralizar no Facebook?
Ok, primeiro as coisas mais importantes, vamos definir o que significa viralizar no Facebook.
Normalmente, uma publicação no Facebook é considerada viral quando atinge um grande público organicamente por meio de curtidas, compartilhamentos e comentários. Também pode se referir a conteúdo que ganha muita atenção e engajamento rapidamente.
Esse processo geralmente começa com uma única publicação, ou seja, um vídeo, foto ou anedota, que captura e mantém a atenção do seu seguidor. Se eles então decidirem curtir, comentar ou compartilhar sua publicação, o algoritmo de feed de notícias do Facebook percebe e a expõe a públicos maiores.
Como viralizar no Facebook com a Like Seguidores
Saiba quem é seu público-alvo
Viralizar não significa atingir toda a base de usuários do Facebook. É sobre atingir o público certo para seu conteúdo ou produto. Entender a demografia, os interesses e os comportamentos do seu público-alvo ajuda você a criar conteúdo personalizado que impulsiona as taxas de engajamento.
Ferramentas como o Facebook Audience Insights são ótimas ferramentas analíticas para obter insights sobre seu público principal. Você também pode verificar pesquisas de usuários sobre quais tópicos, produtos ou tipos de conteúdo estão em alta no momento. Essas informações podem ser usadas para elaborar sua estratégia de conteúdo viral.
No entanto, se você precisar de mais dados para trabalhar, comece segmentando públicos que são como você e trabalhe a partir daí.
Durante o processo de criação de conteúdo, faça a si mesmo perguntas como:
- Quais tendências mais me atraem?
- Qual tom de voz eu acho mais envolvente?
- Quais tópicos despertam consistentemente meu interesse?
- Que tipos de postagens eu costumo compartilhar ou comentar?
- Quais formatos de conteúdo mais me atraem?
E assim por diante. Você terá então uma ideia do público que seu conteúdo atrairá.
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Use títulos atraentes e mais curtos
Quando as pessoas rolam a tela sem pensar para baixo no Feed de Notícias do Facebook, uma manchete chamativa pode pará-las. De acordo com a AdEspresso, o comprimento médio de uma manchete de anúncio do Facebook é de cinco palavras. Então, desviar dessa média pode prejudicar suas chances de viralizar no Facebook.
Crie manchetes que sejam intrigantes, informativas ou bem-humoradas. Você também pode usar números e estatísticas para destacá-las.
Por exemplo, vamos comparar as seguintes manchetes:
’30 dias de dieta à base de plantas: transformação inesperada!’
‘Minha jornada de 30 dias com uma dieta baseada em vegetais.’
Os usuários do Facebook são mais propensos a clicar no primeiro título porque ele cria um senso de curiosidade e antecipação. A frase “transformação inesperada” sugere que algo significativo ocorreu, encorajando os usuários a descobrir mais.
Interaja com seu público de uma forma que faça com que ele se envolva de volta
Às vezes, você verá criadores de conteúdo fazendo perguntas genéricas como “Como foi seu dia?” ou “Qual é sua música favorita do momento?”. Embora não haja nada de errado com elas, elas dificilmente são interessantes o suficiente para fazer as pessoas comentarem.
Em vez disso, tente fazer perguntas ou declarações instigantes ou até mesmo controversas que façam seu público pensar duas vezes. Por exemplo, se você está mirando em profissionais de marketing digital:
‘A maioria do conteúdo viral é resultado de sorte, não de estratégia. Mude minha opinião.’
ou
‘O link building tradicional white hat ainda é viável em 2023? Vamos discutir.’
É mais provável que elas iniciem uma discussão e incentivem as pessoas a interagir com sua postagem.
Lembre-se de que os algoritmos do Facebook favorecem postagens com alto engajamento, então quanto mais comentários e reações sua postagem receber, maior a probabilidade de ela ser divulgada.
Aborde tópicos que interessam às pessoas
Todo mundo tem uma opinião, e na era das mídias sociais, todo mundo quer compartilhá-la. Criar conteúdo sobre o qual as pessoas tenham opiniões fortes pode ajudar significativamente sua postagem a viralizar no Facebook.
Uma maneira de descobrir quais tópicos o público é apaixonado é ficar por dentro dos eventos e tendências atuais. Por exemplo, se um evento de notícias recente gerou muitas conversas, crie uma publicação no Facebook que se relacione a ele. Isso pode variar de um vídeo dando sua perspectiva única a uma publicação de blog que explique completamente o evento e seu impacto.
Claro, você ainda quer se ater a conteúdo relevante do setor ao postar. Se você é uma marca de moda, os trending topics do setor da moda seriam mais relevantes para seu público do que notícias políticas.
Usar vídeos
Quando a maioria das pessoas pensa em conteúdo viral, qual é a primeira coisa que vem à mente?
Vídeos!
Os vídeos do Facebook têm mais chances de se tornarem virais do que qualquer outro tipo de conteúdo.
De acordo com uma pesquisa da Databox, quase 70% dos entrevistados disseram que o conteúdo de vídeo gera mais cliques em anúncios no Facebook do que outros tipos de conteúdo. Essa preferência por vídeos em vez de imagens e texto é um insight crucial para qualquer um que queira criar conteúdo viral.
Além de simplesmente ganhar mais cliques, os vídeos também envolvem os espectadores por mais tempo. Os usuários geralmente pausam a rolagem para assistir a um vídeo, dando aos criadores de conteúdo uma janela maior para transmitir sua mensagem e encorajar interações.
No entanto, a maioria dos vídeos virais do Facebook não ultrapassam 2 minutos. Por isso, é importante não prolongar seus vídeos para maximizar o alcance.
Forneça conteúdo valioso
Normalmente, as pessoas veem o conteúdo como um meio para atingir um fim.
Eles têm um problema e estão procurando maneiras de resolvê-lo. É aí que seu conteúdo entra – fornecendo valor ao oferecer soluções, insights ou entretenimento.
Vídeos de instruções ou conteúdo educacional, por exemplo, oferecem valor ao ensinar algo novo aos espectadores. Vídeos humorísticos fornecem valor de entretenimento, enquanto artigos informativos dão insights que podem ajudar os usuários a tomar melhores decisões.
Pense em si mesmo como um educador ou artista, não apenas um profissional de marketing. Quando você cria conteúdo de alta qualidade que oferece toneladas de valor, é mais provável que você obtenha mais visualizações e reações.
Seja uma personalidade
Influenciadores, blogueiros e celebridades têm uma coisa em comum: eles são interessantes. Cada um traz algo único em relação à personalidade, perspectiva e estilo.
Pense em seus influenciadores ou celebridades favoritos no Facebook. O que os faz se destacar? É o senso de humor, opiniões ousadas ou capacidade de identificação? Essas características os tornam mais memoráveis e envolventes do que outros.
Ao criar conteúdo, não tenha medo de injetar sua personalidade nele. Isso pode ajudar a diferenciá-lo dos outros e tornar seu conteúdo mais compartilhável.
Use hashtags e palavras-chave relevantes
Palavras-chave e hashtags aumentam sua visibilidade e ajudam você a ser descoberto no Facebook.
Use palavras-chave e hashtags relevantes em suas postagens, títulos de vídeo, manchetes e descrições. Isso ajudará seu conteúdo a aparecer em pesquisas e seções de conteúdo relacionadas.
Para encontrar hashtags e palavras-chave relevantes, use os seguintes métodos:
- Use a busca do Facebook e digite palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo.
- Explore tópicos de tendência e suas hashtags associadas.
- Use ferramentas de pesquisa de palavras-chave como o Google Keyword Planner ou o SEMrush para encontrar palavras-chave e frases de nicho populares.
- Confira quais palavras-chave e hashtags seus concorrentes estão usando em suas postagens.
Postar em horários ideais
Ao tentar viralizar, você deve postar quando seu público-alvo estiver ativo.
De acordo com o SocialPilot, os melhores horários para postar on-line são entre 7h e 9h , 13h e 15h e 19h e 21h, principalmente às sextas e sábados.
Você também pode usar o Facebook Insights para ver quando seus seguidores estão online e personalizar sua programação de postagens de acordo. Se você não tiver seus próprios dados, experimente diferentes horários de postagem para ver o que funciona. Aconselhamos usar uma ferramenta de planejamento de postagens como o Hootsuite para programar suas postagens individuais com antecedência para que elas sejam publicadas em horários de pico.
Aprenda com suas postagens populares anteriores
Nem todo conteúdo se tornará viral, mas ainda pode ser usado como referência para postagens futuras.
Lembre-se de que cada curtida, compartilhamento e comentário fornece dados sobre seu público , moldando sua futura estratégia de conteúdo. Por exemplo, se suas postagens sobre alimentação saudável superam todas as outras postagens, você pode tentar postar mais desse tipo de conteúdo.
Ao olhar para suas postagens populares, analise o que especificamente as tornou bem-sucedidas. Foi o tópico, o formato (como vídeo, imagem ou texto), o horário da postagem, seus elementos visuais ou como você interagiu na seção de comentários? Essas informações podem ajudar você a adaptar postagens futuras para o máximo potencial viral.
Peça aos seus seguidores ou até mesmo influenciadores para compartilhar seu conteúdo
Navegue até o Gerenciador de Anúncios do Facebook. É aqui que você gerenciará todos os aspectos dos seus anúncios do Facebook. Agora você terá acesso a uma visão abrangente de suas campanhas, conjuntos de anúncios, anúncios e métricas de desempenho. Às vezes, uma simples solicitação é tudo o que é preciso para aumentar seu alcance.
Se você quer que seu post se torne viral, peça para seus seguidores compartilharem com seus amigos e familiares. Isso pode ser feito na legenda do seu post ou até mesmo na seção de comentários.
Você pode até mesmo entrar em contato com influenciadores de nicho e pedir que compartilhem seu conteúdo. Como todos os criadores de conteúdo, os influenciadores querem publicar conteúdo de qualidade que obtenha reações positivas. Se eles virem potencial em sua publicação, eles podem compartilhá-lo com seus seguidores.
Seja genuíno e identificável
Na TV, as celebridades são vistas em grande parte como indivíduos perfeitos e sem falhas. No entanto, esse não é o caso com criadores de conteúdo que alcançaram a fama por meio das mídias sociais. Eles costumam ser mais identificáveis e autênticos, compartilhando suas lutas, fracassos e momentos embaraçosos.
Pense nisso. Com que frequência as celebridades postam opiniões não filtradas em suas mídias sociais? Graças às suas equipes de publicitários, agentes e gerentes, o conteúdo de mídia social de celebridades é mais polido e curado. Mas com criadores de conteúdo, é a norma. E é isso que os torna tão agradáveis e relacionáveis com seu público.
Então, como isso se relaciona com a viralização no Facebook?
Compartilhar aspectos genuínos e reais da sua vida ou trabalho pode criar conexões significativas com seu público. Essa conexão pode levar a mais engajamento, pois os usuários consideram sua postagem pessoalmente relevante ou emocionalmente ressonante.
Use memes
Quer você os ame ou odeie, os memes chamam muita atenção. Eles capitalizam a curta capacidade de atenção de muitos usuários e provocam fortes respostas emocionais. Eles são engraçados e relacionáveis - dois fatores-chave para conteúdo viral.
Além disso, os memes são incrivelmente compartilháveis. Eles geralmente têm um formato simples e fácil de ler e normalmente compelem os usuários a compartilhar para rir. Ao incorporar memes em sua estratégia de conteúdo do Facebook, você pode obter o impulso viral que buscava.
Colaborar com outros
A parceria com outros criadores de conteúdo ou marcas pode expor você a um novo público e expandir seu alcance. Também pode levar a um conteúdo mais criativo e diverso. Ao trabalhar com outras pessoas, você pode explorar suas perspectivas, ideias e habilidades únicas, o que pode aprimorar seu conteúdo.
Joint ventures, como co-hospedar uma sessão do Facebook Live, co-criar uma série de vídeos ou até mesmo executar um sorteio conjunto, podem aumentar significativamente as visualizações. Essas colaborações geralmente combinam os pontos fortes e as bases de seguidores de ambas as partes, criando uma sinergia que pode levar a maior visibilidade e viralidade.
Realizar concursos e brindes
Às vezes, vale a pena ser gentil e doar coisas valiosas. É ainda mais benéfico quando você faz isso no Facebook, já que 78,4% dos compartilhamentos de concursos são feitos na plataforma. Além disso, concursos com prêmios acima de US$ 1.000 têm uma taxa de engajamento de 5,8% por 100 seguidores.
Simplificando, postar conteúdo interativo como concursos e brindes no Facebook geralmente se torna viral.
Os concursos podem assumir muitas formas: concursos de fotos, concursos de legendas, sorteios, desafios, etc. Todos permitem que você interaja com seu público e incentive o conteúdo gerado pelo usuário (UGC).
Aqui estão algumas dicas ao planejar um concurso ou sorteio no Facebook:
Ofereça um prêmio que seu público-alvo queira.
Facilite o compartilhamento do seu concurso para que os participantes compartilhem seu conteúdo, por exemplo, adicionando um botão de mídia social à página principal do seu concurso.
Tenha um prazo limitado para o concurso ou sorteio para criar um senso de urgência.
Faça parcerias com influenciadores do seu nicho, ou seja, pessoas ou páginas com muitos seguidores e altas taxas de engajamento.
Basta seguir todas as diretrizes da comunidade definidas pelo Facebook e você estará no caminho certo para viralizar.
Postar em outras plataformas de mídia social
Pense desta forma – se seu público-alvo está em várias plataformas, por que se limitar a apenas uma? Ao compartilhar suas postagens do Facebook em outras plataformas, você está aumentando suas chances de viralizar.
Ao diversificar sua presença nas mídias sociais, você pode atrair novos seguidores e aumentar seu engajamento geral.
Se você for relativamente novo, recomendamos começar com um orçamento modesto. Você pode então ajustar sua campanha e escalá-la se suas métricas de anúncios melhorarem.
Incluir emojis e símbolos
As pessoas adoram emojis e símbolos. Eles são coloridos, fofos e ajudam seu público a entender melhor sua postagem no Facebook. Como resultado, seu conteúdo se torna mais atraente e compartilhável. 😊👍🌟
Ao incorporar emojis ou símbolos em uma cópia, apenas evite exagerar. Use-os com moderação e garanta que sejam relevantes para o conteúdo. Você não quer distrair seu público da mensagem principal.
Experimente diferentes formatos de conteúdo
Embora vídeos de formato curto tenham se destacado ultimamente no Facebook, isso não significa que outros formatos de conteúdo não funcionarão. Experimente tipos de conteúdo como um vídeo de formato longo, postagens de blog, imagens, GIFs, enquetes, questionários, pesquisas, etc., para ver o que seus seguidores preferem.
Você pode então rastrear suas postagens de melhor desempenho e ver o que funciona. Se, por exemplo, mais pessoas sintonizarem seus vídeos ao vivo, invista mais na criação desse tipo de conteúdo.
Lembre-se, variedade é o tempero da vida. Então não se limite a apenas um tipo de conteúdo – misture e descubra o que funciona melhor para sua marca!
Conclusão
Essas 16 estratégias devem ajudar seus esforços de marketing de conteúdo e você se tornará viral no Facebook. Embora você possa ter sorte e viralizar da noite para o dia, a chave é implementar consistentemente essas estratégias e construir uma receita viral que funcione para sua página.
Então continue criando conteúdo valioso e envolvente, experimente diferentes formatos, envolva seu público e, o mais importante, divirta-se! Você pode ganhar na loteria e atingir sucesso viral no Facebook.
Boa sorte!
Perguntas Frequentes sobre Como viralizar no Facebook
Quantas visualizações são necessárias para que um vídeo se torne viral no Facebook?
De acordo com o Facebook, é o engajamento total da sua publicação, e não apenas o número de visualizações, que determina sua viralidade. A plataforma foca na porcentagem de pessoas que criam uma história a partir da sua publicação em comparação com o número total de visualizadores. Isso significa que uma publicação é considerada mais viral com base em quantos visualizadores ativamente curtem, comentam e compartilham, e não somente na contagem de suas visualizações.
No entanto, o número de visualizações do seu post fornece alguma indicação do seu potencial de viralidade. Geralmente, um post que gera centenas de milhares ou milhões de visualizações em um curto período, como 24-48 horas, pode ser considerado viral.
Quantas curtidas são consideradas para viralizar no Facebook?
Novamente, o número de curtidas que sua publicação recebe não é o único indicador de viralidade. Uma publicação pode ter milhares de curtidas, mas quase nenhum compartilhamento ou comentário, tornando-a menos viral do que uma publicação com menos curtidas, mas significativamente mais compartilhamentos e comentários.
Como regra geral, uma publicação no Facebook pode ser considerada viral quando atinge cerca de 100.000 curtidas. No entanto, é importante lembrar que esse é um número aproximado e não uma métrica oficial do Facebook.
O Facebook paga por 1.000 visualizações no Reels?
Os criadores de conteúdo que postam no Facebook Reels podem esperar receber alguns dólares por 1000 visualizações. No entanto, esse programa de monetização é somente para convidados, o que significa que nem todos os criadores podem participar.
Quantas visualizações preciso para receber pagamentos no Facebook?
Os criadores de conteúdo podem usar a ferramenta Brands Collabs Manager para se conectar com marcas e monetizar seus vídeos do Facebook. Você precisa de pelo menos 1.000 seguidores e atender a um dos seguintes critérios de engajamento nos últimos 60 dias:
- 15.000 engajamentos de postagens, ou seja, curtidas, compartilhamentos ou reações
- 180.000 minutos visualizados
- 30.000 visualizações de 1 minuto para vídeos de 3 minutos